September 8, 2008 at 11:13 pm
· Filed under Uncategorized

No dia 06-09-08, um grupo de 30 Pixadores invadiu a Galeria Choque Cultural em protesto à comercialização, institucionalização e Domesticação da Cultura de Rua, por parte dos galeristas e do Poder Público.





TRADUÇÃO” DO CONVITE:ATACK PART 2 : A CAMINHO DA REVOLUÇÃO 2008
Evadiremos com nossa Arte Protesto uma bosta de galeria de arte CHOQUE CULTURAL.
Segundo sua ideologia abriga artistas do UNDERGROUND, então é TUDO NOSSO !
Declararemos TOTAL PROTESTO.
Local de encontro: Praça Benedito Calixto Rua Cardeal ArcoVerde com Rua Lisboa, próximo dos Metrôs Clinicas e Sumaré.
Horário: 15:00hs > SÁBADO 06/09/08
RESGATEM FRASES !VIVA A PIXAÇÃOARTE COMO CRIME, CRIME COMO ARTE
“TODOS PELO MOVIMENTO PIXAÇÃO”

Acima paredes da Galeria Choque Cultural em 2004, que em seguida foi apagada devido as criticas de pixadores.
Recentemente algo parecido ocorreu na faculdade Belas Artes, gerando diversas discussões e grande midia, o que também deve acontecer dessa vez.
O que dizer sobre este caso? vendo as imagens sentimos que ao mesmo tempo em que é agressivo, tem uma certeza beleza em tudo isso. Mesma sensação que sentimos quando vemos uma pixação no alto de um prédio, não nos encanta somente a letra, mas sim a atitude, a invasão, imaginar a escalada, o fato de ser ilegal, sem motivo aparente talvez, o vandalismo realmente nos fascina.
Uma discussão que não vai ter fim, alguns decidem sair por ai escrevendo seus nomes nos muros, outros decidem comercializar parte disso dentro de galerias e algumas poucas pessoas consumir isso, assim gerando uma relação entre todos.
Nós do BUS escolhemos documentar, são escolhas que fizemos e nenhuma talvez seja mais verdadeira que a outra, afinal se a verdade fosse apenas uma bastaria apenas segui-la, são escolhas, cada qual com seus valores, para alguns em dinheiro para outros em respeito.
Fotos: Choque Photos
Permalink
chiveta wrote @ September 9th, 2008 at 12:15 am
hmmm se ñ for marketing por parte da galeria, acho interessante… falo isso pq acho estranho a “invasão” ter sido feita à luz do dia (como parece ser por algumas fotos do Flickr)…
“protesto à comercialização, institucionalização e Domesticação da Cultura de Rua” ~> genial, principalmente no que diz respeito à “domesticação”!
até se for marketing valeu a invasão, só pelo fato de incentivar o debate..
arte tem preço? a melhor “galeria” para abrigar arte de rua não seria, obviamente, a rua?
é possível manter a identificação de underground mesmo depois de figurar na grande mídia?
próxima invasão, Plasti(n)k?
parabéns Diogo pelo “furo jornalístico”!
;-)
Jordons wrote @ September 9th, 2008 at 1:09 am
O lugar da pixação é a rua. A invasão do espaço expositivo e desrespeito às obras de outros artistas é vandalismo…. mas como o capitalismo é foda mesmo, tenho certeza que as obras pixadas valorizaram pelo menos uns 30% depois deste “ato de protesto”.
afe, povo burro
pjota wrote @ September 9th, 2008 at 1:32 am
problema é que cada um vive a vida do outro, começa a pinta na rua ontem mais acha que é errado vende tela na galeria, mais no flickr e na balada pode, fazer toy-art pode, divulga o trampo na net pode só na Choque Cultural que não.
atropelar o speto por exemplo que foi um dos que começaram com isso aqui no Brasil e hoje consegue viver com o que gosta depois de um bom tempo na luta não passa de um ato egoista ou não?
o respeito cordena os bons atos, como na rua mesmo, ninguém que sabe como é pintar na rua atropela um picho ou um graffiti sem que essa pessoa tenha feito algo para o agressor, ninguém pinta do lado de um graffiti que ja estava ali isso chama TOY, BAFO, eu vejo um monte destes que apoiaram fazendo isso.
pjota wrote @ September 9th, 2008 at 1:36 am
NADA CONTRA ESTES MOVIMENTOS QUE CITEI NO INICIO DO TEXTO
pjota wrote @ September 9th, 2008 at 1:39 am
acho que o problema maior nem são os próprio pichadores mais sim os que apoiam sem saber o que estão falando, e as vezes se contradizem
cimples wrote @ September 9th, 2008 at 2:27 am
É proficuo penar no deslocamento do espaço público, que até então estava dividido entre “espaço expositivo e o meio urbano”. Com mais um ato como este, faz a gente pensar nessa forma de manifestação (pixação) que não pode ser dominada (domesticada), como ocorreu com o graffiti.
[(só um parentese)eu fui na exposição do PJota aqui em curitiba, vi que ele “sujou” a parede do MAC. É um ato simbolico apenas.)
Mas é algo inevitalve e que vamos ter que aprender a conviver. Mas temos que refletir e discutir, pois fazemos parte de tudo isso, estamos construindo nossa história. Mas se formos pensar em outras esferas, vamos perceber que já convivemos com bem mais “sujeira”: corrupção, pena de morte e varios tipos de violência; aprendemos a viver com elas?
carla wrote @ September 9th, 2008 at 2:59 am
Pura inveja dos “sem talentos”
Denys wrote @ September 9th, 2008 at 3:09 am
Quando eu comecei a pintar, eu tinha que virar a lata de ponta cabeça pra tirar o Ar,
tinha que entupir o cap pra traço fino ou cortar pra traço largo…nem faz tanto tempo…mas..
hoje você compra o GRAFITE, na prateleira…
você aprende a grafitar na internet…
será que isso não está matando um pouco a espontaneidade,
não está se perdendo as raízes…?
O grafite me parece ter nascido da necessidade de um cara, em provar sua liberdade,
em burlar regras e contrariar o proibido. era marcação de território, gangues…
antes o grafiteiro éra do sub mundo, escondia a cara…
e agora..?
uma tela pode ser um grafite legitimo?
tudo bem…as coisas estão mudando…fervendo…e crescendo…
mais se aqui o grafite é considerado descendente da pixação…
eu acho que cabe o direito aos mais velhos de dar um “safanão” de vez em quando..
não quero o grafite fora da galeria nem que ele seja legalizado…
mais acho que as vezes é bom refletir sobre essa evolução…
porque toda evolução, causa….. já sabe né?
não vou escolher um lado…
mais achei natural e bem argumentada esse acontecimento…
nesse “mundo” que tá girando a mil por hora…. principalmente pra São Paulo…
Denys EVOL
akaxapa wrote @ September 9th, 2008 at 3:14 am
BULLSHIT.
Uma pena estarmos em um país que ainda não consegue conviver bem com o sucesso alheio ou que enxerga qualquer forma mais ampla de divulgação da arte, seja ela de rua, de galeria ou o escambau como uma traição, uma venda ao abominável sistema capitalista. Cada artista é livre pra seguir o seu caminho.
Acompanho graffitti e arte urbana como admirador e acho uma pena ver atropelados trabalhos de artistas brasileiros já mais reconhecidos no exterior do que aqui no Brasil, infelizmente.
Que tenhamos outras várias galerias como a Choque Cultural por SP, RJ, pelo resto do Brasil.
Que paremos de ser provincianos e possamos aceitar a inclusão da “arte de rua” aos meios mais tradicionais de exibição e difusão. Como já disse, cada um é livre para ingerir e/ou consumir o que lhe for ofertado. A informação é sempre o melhor processo de enriquecimento coletivo e discernimento pessoal.
E por fim, que os protestos sejam mais eficazes e incisivos, sem que para isso tenham que ser destrutivos ou vazios de conteúdo ou propostas.
Akaxapa
carla wrote @ September 9th, 2008 at 3:32 am
artista que faz o que bem entende pra viver sem agredir ninguém.
ninguém tá roubando de ninguém. Paz galera
xxx wrote @ September 9th, 2008 at 4:59 am
em terra de cego quem tem um olho é rei.
inveja.
a tela do espeto agora vale o triplo.
todas as artes la exibidas valem o TRIPLO.
OT’ARIOS.
ISSO QUE ´E TIRO NO P’E.
OBRIGAAAADO.
OT’ARIOS.
BANKSY IS AWESOME !!!
Agora podemos dizer que a arte de rua entrou numa galeria….. graffiti em telas, pra mim não é mais graffiti, pois não tem escência, não deixa de ser a técnica do graffite utilizada para vender, óbvio, um graffiteiro precisa sobreviver, melhor vender seu trampo que ficar sendo escravo de um patrão respeitando horários e regras de uma empresa. A tipografia de pixo não é pixação se não for ilegal, desafiando a policia, o sistema e a sociedade, pixação é puro vandalismo, sempre foi. Considero arte o que foi feito na Belas Artes, e agora na Choque Cultural, pura arte, a pura escencia da pixação, puro vandalismo, a dominação de um espaço, o protesto e o impacto que causou! todo mundo em choque!
Não é isso o que a Choque defende?
Graffite e pixação é isso, a rua é isso, estamos sempre correndo o risco de ter um trampo atropelado por um pixo, (que é difícil pois a rua tb tem sua lei) ou pelo cinza que simplesmente acaba com seu trampo….arte efêmera! Agora a choque provou do próprio remédio, é um ótimo momento para eles refletirem, e utilizarem isso a seu favor!!! pois se não estarão entrando em contradição!!!
Não sou contra graffiteiros ou pixadores tb serem artistas, pq graffiteiro não é profissão!! Eu sempre me fudi pra comprar tintas e pintar na rua. nada mais justo é conseguir essas tintas com meu próprio trampo! não com o graffite, mais com a arte!
PAZ
xxx wrote @ September 9th, 2008 at 11:14 am
10% pensa.
20% pensa que pensa.
70% nao pensa.
sem teto, sem terra e agora os SEM TALENTO.
os mano ae quando vao ao banheiro quando saem se acham escultores.
kkkk
a pior pobreza é a de espirito.
fazer merda é f’acil dificil é correr pelo certo.
ser honesto no brasil é ser troxa, esse bando nunca vai se dar bem , NUNCA!
para de filosofa e vai trabalha, melhor, estudar!
quem sabe arte.
Digão wrote @ September 9th, 2008 at 11:28 am
Não sei quem é pior, quem faz um “protesto” desse ou quem divulga e apóia…Para mim, se resume à uma palavra: INVEJA.
Os pixadores invejam artistas que conseguem viver exclusivamente da própria arte, ao invés de ter que trabalhar de office-boy, motoboy, entregador de pizza…então vocês são os verdadeiros undergrounds, né? Faça-me o favor criançada (Dá uma olhada na foto, só tem molecada de 16 a 20 anos alí!), é fácil morar com o papai e a mamãe, né? Pode ser do centro da perifa, do cú do judas, não importa, tem que ter acima de tudo respeito!
É isso que dá ficar dando moral pra esse bando de ignorante, colocando em capa de revista, fazendo documentário, etc. O ego infla, né? Quero ver se o João Wainer vai abrir a casa dele pra esse tipo de intervenção agora…como já disseram por aí, no cú dos outros é refresco, né?
Normal, a questão principal é que diferente da cena de graffiti que encontrou uma maneira legítima de se sustentar, vendendo arte (e não graffiti, como já disseram por aí) original e prestando serviço para marcas que querem agregar essa estética em produtos e serviços e o pixo, vai vender o quê? Letras toscas, protestos vazios, erros de português, ignorância? isso ninguém quer comprar!
Todos os grandes artistas da história que decidiram protestar contra algo, fizeram de uma maneira inteligente e ligítima, sem agressão, sem invasão, usando a inteligência…que ao meo ver anda escassa por aqui, né?
Não está feliz porque a estética do graffiti foi “assimilada” pelo sistema? Então pare de chorar e crie uma nova estética! A rua está aí, as ferramentas estão aí, o que tá faltando? Criatividade? Repertório? Atitude? Talento?
Um protesto desse, medíocre, sem fundamento, atacando pessoas erradas, só me faz lembrar de uma coisa: que a educação do nosso país é realmente uma merda, caso contrário atos como esse de ignorância não aconteceriam por esses lados.
E tem gente por aqui que acha tudo isso muito lôco…tsc tsc tsc….
Thiago DJ wrote @ September 9th, 2008 at 11:36 am
Eu não curto pixação, se não for golpe de mkt como disserama cima, eu acho totalmente errada essa atitude!!!
daniel wrote @ September 9th, 2008 at 1:10 pm
Na real pra mim os cara não esclareceram o verdadeiro motivo desse “protesto”, eles não querem (ou querem) ser citados qdo se fala da street art de sãopaulo em documentários, matérias de jornal, revista etc…, eles querem definir quem pode ou não pode usar pichação em algum trampo de arte ou propaganda… eu tb não acho mto legal qdo vejo pichação na propaganda, mídia, galeria, governo. etc…
Mais é algo inevitável, ta na rua é de domínio público, quantas outros tipos de contra-cultura, cultura de rua… como punk, skate, lowrider, hip-hop etc, não cairam na mídia, propaganda etc…
É que nem alguém falou ai, em terra de cego quem tem olho é rei, é td mundo tão fudido de grana, que qdo alguém começa a ganhar algum nego cresce o olho…
E outra coisa q me dexa puto, se não gosta que comercialize apoie sua própria cultura, nego q é pichador em vez de comprar o dvd de pichação original, compra o pirata… em vez de comprar o cd da banda underground que num ganha porra nenhuma, baixa na net… só vai em show de banda gringa… só paga pau pras parada gringa, só reconheçe o artista nacional depis q ele vai pras gringa… e por ai vai…
to vendo q vai da mto pano pra manga isso ae…
renato wrote @ September 9th, 2008 at 1:43 pm
Fu.deu com a melhor exposição da Choque nesse ano.
Uma vergonha! O que eles acham que vão ganhar fazendo isso ??
Um bando de imbecis sem talento que rejeitão a idéia de que pixaçãio e grafite pode ser arte, portanto, comercializado.
CHONG wrote @ September 9th, 2008 at 1:48 pm
é o seguinte….pura papagaiada isso tudo ai!!!!
[...] gostei do comentario postado aqui: http://bus.art.br/?p=207 [...]
blábláblá wrote @ September 9th, 2008 at 2:06 pm
Concordo com um post la em cima, o que falta no país é educação!! Um imbecil que joga lixo pela janela do busão deve ser o mesmo que “pincha” um monumento!! Não sendo contra pichação, pelo contrário, acho irada, não sabia nem ler e já pirava nos pichos! Há milhoes de anos o ser humano não tinha inventado língua falada e escrita e já desenhava nas paredes! Mas um bom senso né….Também odeio picho e grafite na mídia, mas tá certo quem ganha o seu fazendo isso!! Vamos trabalhar, evoluir, tentar ser melhores pessoas! Antes da pichação, invasão da galeria, temos problemas muito piores aqui na cidade… Quer pichar? Demoro! Quer ganhar o seu, pintando patrocinado? Vai em frente!!! Não quer picho? Planta folha no seu muro ou paga um chucro pra tomar conta dele com um porrete na mão, tá tudo um caos, mesmo….
CHONG wrote @ September 9th, 2008 at 2:06 pm
e tem mais hein…tem uns quadrinho lá q vo te fala….acho q ficou até melhor agora…
#1 wrote @ September 9th, 2008 at 2:08 pm
pixação abalando até os metido a underground ‘brazilian underground scene’
isso aqui ta mais pra ‘brazilian playground scene’
SÓ TEM RAMELÃO!
monstro wrote @ September 9th, 2008 at 2:13 pm
esta é a maneira através da qual eles conseguem aparecer, pois se tivesse que ser de uma forma racional e inteligente … ah não, seria pedir demais, tratando-se de seres tão limitados e ignorantes.
na minha opnião esta atitude se deu muito mais por inveja do que por protesto, sem contar que agora eles devem tá se achando o máximo, tipo contando vantagem naquele mundinho que eles vivem …
ande pelo centro e veja, num é difícil encontrar pixações com erros de português,acho isso o cúmulo, o sujeito quer ter sua mensagem vista e tal, quer passar alguma reflexão, seja de qual forma for mas nem seguer domina seu próprio idioma, será que é por falta de oportunidade de aprendizado? talvez isso também seria pedir demais, lembre-se, seres limitados.
não só por este caso, existem muitos por ae que não têm o conceito da pixação, fazem com que essa seja apenas mais um tipo de sujeira … tipo pixar banheiro, zuar vagão de trem e vários outros atos infantis.
é isso ae, a cota deles é continuar colando de quinta em frente a olido e em outros points,
ficar assinando folhinha, fumando da maconha mais palha o possível e bebendo vinho de garrafa de plástico, e se acham os undergrounds da cena!!! mas ta bom, cada um pode pensar o que quiser, de pensar a ser algo existe uma longa caminhada.
rapaziada, mais consciência, os maiores responsáveis pelo caos dessa sociedade que vivemos estão de terno e gravata, luxando … por que não bater de frente com eles??? por que não acabar com toda propaganda política que invade as quebradas nessa época? será que muitas famílias autorizam colocar uma placa de um safado em sua casa, a troco de banana? deixa pra lá, é exigir demais, mais fácil estragar o que é dos outros e ficar conhecido no meio daqueles que são mais burros do que os autores dessa merda.
um salve aos originais.
pixação sem conceito e consciência … underground? PIADA!!!
Ramelão wrote @ September 9th, 2008 at 2:16 pm
põe o nome ai entao ja que é do role underground,
ramelao wrote @ September 9th, 2008 at 2:21 pm
põe o nome ai #1 entao ja que é do role underground
ftrc wrote @ September 9th, 2008 at 2:22 pm
isso mais parece uma jogada da choque para aparecer na midia. esse protesto invade uma propriedade privada e destroi obras de arte e o pessoal da choque nao faz nada mas divulga isso como sendo vitima. parece muito mais jogada de marketing do que qualquer coisa.
para mim a choque encomendou esse protesto
Bin wrote @ September 9th, 2008 at 2:42 pm
é cada uma…um maluco vem e critica os outros pq o cara fuma palha ou bebe vinho na garrafa de plastico…oq tem de mais?? as vezes o maluco q fuma palha e bebe vinho na garrafa de plastico não tem as mesmas condições que mto playboy metido a “underground” que vive nesse meio…oq te faz melhor q eles?? pq nem todo mundo tem grana igual um bando de playboy da faap q fuma skank todo dia…ah…vai dizer q nunca bebeu vinho em garrafa de plastico?? ou então se ta criticando a palha q ele fuma…duvido q nunca fumou uma maconha palha…ah meu amigo…se se vc esta julgando eles por se acharem os undergrounds da cena é pq vc se julga o exemplo underground né…cada um cada um…
sesper wrote @ September 9th, 2008 at 2:43 pm
eu acho q ambas as partes tem q estar dispostas a um dialogo sadio tendo em vista o nivel de açao cultural de cada uma em seu segmento, é uma pena que numa democracia nao conseguimos nos entender em comunidade tornando nossos ideais coletivos em individualismo inconsciente em uma cidade desamparada do graffiti nas ruas e a pichaçao nas galerias, fontes tipograficas e revistas… mas é uma discussao sadia acredito eu … se orientada nao para o mainstream que esta acustamado a pixar e comprar arte por impulso mas sim para o verdadeiro eu interior seria muito possitivo acredito eu…
xxx wrote @ September 9th, 2008 at 2:44 pm
é tiro no pé memo, burrada.
enquanto nego ta plantando o milho nois ja comemo a pamonha.
seus pamonha!
Melim wrote @ September 9th, 2008 at 3:34 pm
Estão confunfindo tudo!!
Quem disse que uma tela pintada com spray ou coisa do genero é graffiti?????
A técnica não legitima um estilo, genero ou modalidade.
O que a galeria Choque Cultural vem apresentando é pintura!!! A unica ligação do graffiti é a que muitos artistas apresentados, tiverem ou tem uma relação com o graffiti ou alguma de suas vertentes. Mas graffiti é na ruaa!!!
O que está dentro da galeria é pintura. Outra coisa.
Porque um artista faz graffiti não impede que ele pinte uma tela, desenhe…Ninguém precisa se limitar a nada.
Continuo pintando na rua!! – legal, ilegal, pra ver os amigos, pra fazer novos amigos, pra tomar uma, representar minha área – ABC!! – Respeito a idéia!!A rua é outra postura.
Mas faço trampo em tela. Pintura – outra idéia! Com isso matenho minha familia e posso ajudar minha quebrada, meus amigo.
Respeito a manifestação. Estou aqui pra não fechar os olhos!!
Com essa protesto, acredito que possamos esclarecer um monte de desentendidos que a midia, mau informada ajudou a conturbar. Graffiti é na rua e disso eu também não abro mão. Li várias reportagens, de jornalistas mal informados, citando exposição de graffiti. Tudo errado!
Mas eu não me limito a só isso, acho que eu posso ir mais. Posso pintar, fazer um desenho, da uma aula pra uma mulekada, espalha minha idéia, do meu jeito!Do jeito que eu quiser.
Respeito pra ser Respeitado! esse é o primeiro lema da rua.
O negocio é informação, e informação correta! Má informação é o que faz nossos politicos gozarem no planalto.
Graffiti é na rua!! Pixo é na rua. Ibope ta no beral mais alto. Sempre foi assim , sempre será.
Agora porque alguém faz graffiti, pixa, faz teg de giz, etc… ele não pode fazer outra coisa, usando sua idéia, sua técnica?? !! Isso é muito cabresto pra mim.
Acredito sim que da lugar é um lugar. Rua pede uma postura, um atitude, um proceder, uma cobrança!! Isso não pode ser esquecido.
Tão misturando as coisas. Confundindo tudo!
Sem mais.
Melim
BAFAIADA wrote @ September 9th, 2008 at 3:46 pm
MEU DEUS QUANTOS COMENTARIOS DE PESSOAS LEIGAS.
QUEM AQUI FAZ GRAFFITI, OU PIXA, POR DIVERSÃO? ISSO É DE VERDADE. O RESTO NAO É GRAFFITI, É TRABALHO.
AGORA USAR O GRAFFITI/LAZER, PARA APARECER E GANHAR DINHEIRO, É ERRADO.
PJOTA, TE CORRIGINDO, O SPETO É UMA PESSOA QUE NASCEU DO GRAFFITI, MAS USOU O GRAFFITI APENAS PRA GANHAR DINHEIRO, É UM BAFO DA VELHA ESCOLA. VC PROVAVELMENTE NAO FAZ GRAFFITI, OU SE FAZ PINTA A POUCO TEMPO, ENTAO QUEM PINTA A MAIS DE 10 ANOS SABE A REAL DO SPETO. GRAFFITI? ELE FAZ? FAZ, QUANDO TEM DINHEIRO NA PARADA. QUE RESPEITO UM CARA DESSES VAI TER NA RUA?
ACHO QUE SE ELE SE ENTITULASSE COMO ARTISTA, E NAO COMO GRAFFITEIRO, ELE TERIA UM POUCO MAIS DE RESPEITO. E ACHO CORRETO SIM ALOPRAR O TRAMPO DE UM CARA QUE SE DIZ DA RUA, E NAO É.
SE UTILIZAR DO GRAFFITI, DA RUA, APENAS COM A INTENÇÃO DE GANHAR DINHEIRO, É ERRADO.
———————————————————————–
DENYS: NAO EXISTE GRAFFITI EM GALERIA. GRAFFITI É SÓ NA RUA, E SÓ!
NÃO SOU CONTRA PESSOAS GANHAREM DINHEIRO COMO ARTISTAS, MAS SE APROVEITAR DA RUA, E COLOCAR LÁ FIGURANTES DE GRAFFITEIROS, E VENDER O TRABALHINHO ARTISTICO DELES, TEM QUE SE FUDER MESMO.
A RUA COBRA, E QUANDO COBRA É DESSE JEITO MESMO!
SEM FALAR QUE ESSE DONO DA CHOQUE CULTURAL, SEMPRE APARECE NA TV FALANDO DE PIXAÇÃO E GRAFFITI.
O QUE ELE SABE SOBRE GRAFFITI? ELE JÁ PINTOU?? JÁ PIXOU? QUEM FAZ A PARADA SE MORDE MESMO.
monstro wrote @ September 9th, 2008 at 3:47 pm
é o seguinte cara, é exatamente por já ter passado por essa situação que me vejo no direito de falar do assunto … é lógico que já usei porcaria, falando do fumo e da bebida, não tenha dúvidas disso! mas ao contrário de muitos que sabem que é mais fácil reclamar da vida do que lutar, se hoje eu me encontro em uma situação um pouco melhor, é porque algum corre eu fiz pra me adiantar, nada caiu do céu, tenha certeza disso. se você já conquistou algo na vida sabe do que falo, senão ao menos pergunte pra quem te criou, se tudo foi fácil nessa vida.
não sou melhor que eles mas meu corre não foi em vão, não é você nem ninguém aqui que sustenta meus vícios, nem eu o seu mas não me incomodo, sem inveja nenhuma, até dispenso porcaria, deixa pra quem necessita mais. vai se doer denovo?
quantos braços, pernas, cérebro você tem? creio eu que Deus deu a mesma inteligência pra mim, pra você e pra todas pessoas, se você se doeu com minhas palavras, ou você não faz uso dessa inteligência e lhe falta disposição pra fazer o seu corre, ou quem sabe deve gostar do que é ruim mesmo, como foi dito, cada um cada um.
reveja seus conceitos, pra ter um skank não precisa ser playboy nem estudar na faap, não pense como um limitado, e tem outra, a condição financeira em nada se relaciona com o comportamento e atitude do indivíduo. tem vários ae que se julgam os pobre-louco do baguio mas não valem nem a merda que cagam, ou pra alguém ser digno basta ser sofredor, sem grana?
da mesma forma que você classifica esse ou aquele como playboy, um morador de rua também pode fazer o mesmo com você, ou você passa pelas mesmas dificuldades que ele? já morou na rua? eu nunca passei por isso e também não sinto inveja de quem tem uma condição de vida melhor do que a minha.
isso já ta ficando pessoal demais, citei várias outras idéias no comentário anterior mas parece que só isso o atingiu, não se esqueça de qual é o tema real dessa discussão, não espere que alguém o avise que você perdeu o foco.
chamar de playboy é fácil, difícil é ignorar o contraste social e lutar pelos seus objetivos, pra colar no point tem tempo, e pra estudar, aprender algo que lhe seja realmente útil na vida??? o problema seria tempo? PIADA
BAFAIADA wrote @ September 9th, 2008 at 3:52 pm
melin:CONCORDO PLENAMENTE COM VC. MAS NAO TIRO RAZAO DOS PIXADORES, POIS ESSA “”"”"GALERIA”"”"” VIVE SE PROMOVENDO DE “ARTE DE RUA”. MEXEU COM QUEM É DA RUA, VAI RESPONDER POR ISSO.
E NAO ADIANTA FALAR QUE NAO SE PROMOVEM COM A RUA, POIS QUALQUER BOSTA QUE TENHA NA TV FALANDO DE ARTE DE RUA, TÁ LÁ O BAIXO, ARROTANDO E VOMITANDO, COISAS QUE SÓ PODE RESPONDER QUEM PINTA OU PIXA.
pjota wrote @ September 9th, 2008 at 4:01 pm
com certeza concordo com vc quando dia que graffiti é só na rua, e todos que estão vinculados a choque sabem disso tanto os donos quanto os artista até mesmo o speto, acho que o que ele faz é trabalhar com o que gosta pinta na rua e tem trabalho a venda, sabendo diferenciar os dois por isso o respeito, independente do dinheiro que ele ganhe afinal vivemos em uma sociedade que não se mantem sem esse tal dinheiro.
o que acho importante é lembrar que a choque cultural não é uma galeria que abriga apenas artistas que trabalham na rua e não se intitula uma galeria de graffiti, esta titulo foi dado pela midia, o que a galeria abriga são artistas que promovem um dialogo com o meio urbana mais não só o graffiti.
comecei a pintar na rua a algum tempo quando comecei morava no interior tinha 13 para 14 anos não existia choque cultural, grapixo, most, livros de graffiti e nada parecido e se algo surgia demora um bom tempo para que assimiliassemos, com certezza minha cabeça e meus valores mudaram não vejo a rua apenas como suporte para o meu nome como via antes e sim como algo que posso inorporar no meu trabalho atual (que com certeza ja não tem mais nada a ver com o graffiti).
por esse motivo respeito a galeria e as pessoas que trabalham com arte.
entendo sua opiniao mais prefiro me ater a um pensamento mais aberto e menos conservador
BAFAIADA wrote @ September 9th, 2008 at 4:11 pm
pjota, ACREDITO QUE VC PENSE DESSA FORMA POR SIMPATIZAR COM A CHOQUE CULTURAL.
MAS VAMOS LÁ, COMO VC DEFENDE UMA PESSOA COMO O SPETO QUE SE DIZ GRAFFITEIRO, SENDO QUE SÓ PINTA QUANDO ROLA DINHEIRO, OU MIDIA??? ISSO É GRAFFITI? PINTAR “GRAFFITI” PRA APARECER EM PROPAGANDA, GANHAR DINHEIRO É FACIL, E FALSO. PRA ELE SE ENTITULAR GRAFFITEIRO TEM QUE NO MINIMO PINTAR POR “LAZER”. MILTON NEVES DO CARALHO. E ISSO SERVE PRA GRANDE MAIORIA DA CHOQUE.
NAO PRA TODOS.
E EU SEI QUE TEM PESSOAS DA CHOQUE QUE NAO SE ENTITULAM GRAFFITEIROS, MAS A CHOQUE CULTURAL APARECE EM TODOS OS PROGRAMAS QUANDO O ASSUNTO É GRAFFITI, ENTÃO ACHO QUE COLOCAR A CULPA NA MÍDIA É MUITO FÁCIL, POIS QUANDO ELES SAO CONVIDADOS PRA PARTICIPAR DE ALGO, ELES SABEM BEM QUAL ASSUNTO SERÁ ABORDADO.
EXISTE UMA COISA QUE A CHOQUE NAO SOUBE DIFERENCIAR, E EXPOR PRA MÍDIA E POR ISSO SE FUDEU:
GRAFFITI/PIXAÇÃO/”STREET ART- SEMPRE NA RUA
GALERIA- ARTE. COM ARTISTAS QUE FIGURAM NA RUA, OU NAO.
Bin wrote @ September 9th, 2008 at 4:14 pm
claro monstro, mto pelo contrario…não é nada pessoal não…se vc citou varias ideias e só essa que eu comentei é pq eu concordo com vc nos outros pontos que vc disse, tipo sobre os maiores responsaveis pelo caos dessa sociedade são os de terno e gravata…em mto pontos que vc citou eu concordo com vc…mas citei aquele trecho pois foi um comentario bem infeliz que não tem nada haver com a discussão tb!!! só isso…só quis dizer q vc não é melhor nem pior q ele por consumir ou deixar de consumir algo bom ou ruim…só isso….não é nada pessoal…
BAFAIADA wrote @ September 9th, 2008 at 4:14 pm
E QUANTO AO SPETO, EU REPITO: SE ELE SE APRESENTASSE COMO ARTISTA, EU O RESPEITARIA E MUITO, POIS CURTO O TRABALHO DELE. MAS ELE APARECER COMO GRAFFITEIRO? É COMPLETAMENTE ERRADO.
O BINHO “VENDE” O “GRAFFITI”, E É UM DOS CULPADOS POR DISTORCER A IMAGEM DO GRAFFITI, MAS UMA COISA É INEGAVEL: ELE PINTA OS SEUS MUROS POR AI POR LAZER TAMBEM. GRAFFITEIRO ELE PODE DIZER QUE É, POIS O MINIMO PRA SER UM ELE FAZ.
pjota wrote @ September 9th, 2008 at 4:22 pm
a respeito do Speto podemos ter opinioes diferentes mais isso não é o foco agora.
eu me simpatizo com a choque por isso trabalho com eles, a choque realmente aparece muitas vezes falando de street art e tal, mais se preocupa em dizer que o que comercializa não é graffiti e sim trabalho de pessoas que também pintam na rua, ja vi muitas vezes o próprio baixo dizendo que graffiti é o que esta na rua e não na galeria.
com certeza disseminação demaziada na mídia pode ter ajudado para que o vinculo fosse entendido de forma errada, mais a questão é que a choque não trabalha apenas com artistas que fazem graffiti, e sim com pessoas que querem divulgar seus pensamentos de forma artistica independente de onde atuam.
fica ai o que penso, acredito que acima de tudo o egoismo deve ser abominado e pensando no ponto em que muitos que estão com a choque batalharam para conseguir sobreviver de seus pensamentos artisticos inclusive eu, é necessario uma visão menos superficial antes de que as coisas sejão feitas…não é facil para ninguém então vamos considerar o próximo como algo que não nos pertence e não conhecemos antes de nos preciptarmos
respeito sua opinião acho que o dialogo é a forma melhor para a resolução dos fatos pois assim conhecemos as pessoas.
meu teclado esta ruim talvez aparecam palavvras com erro
BAFAIADA wrote @ September 9th, 2008 at 4:37 pm
PJOTA: DE UMA CERTA FORMA POSSO CONCORDAR COM VC, MAS O ERRO FOI APARECER DEMASIADAMENTE COMO “GALERIA DE ARTE DE RUA” PARA A MIDIA, E PASSAR ISSO PRO PUBLICO. NAO ADIANTA O BAIXO FALAR QUE NA GALERIA DELE SAO ARTISTAS E BLABLABLA, SE ELE SEMPRE APARECE EM PROGRAMAS FALANDO SOBRE GRAFFITI, PIXAÇÃO, RUA, SEMPRE. ELE SE METEU COM PESSOAS, QUE SE ACHARAM NO DIREITO DE COBRÁ-LO, E EU NAO POSSO CRITICAR ESSA ATITUDE DOS PIXADORES POIS ATÉ CONCORDEI.
monstro wrote @ September 9th, 2008 at 4:50 pm
tranquilo Bin, esclarecido …
o trecho por você comentado não tem relação com o ato praticado na choque, mas sim com a forma de algumas pessoas pensarem, é a real que eu vejo, tem gente que vive na bosta e se comporta como se tivesse tudo bem, não praticam o que chamamos de reação, ou reagem de forma errada … eu particularmente detesto gente conformada, seja por qual for o motivo, não só o baguio bom ou ruim, ou ainda qualquer outra coisa, outro aspecto.
algumas diferenças de interpretação, porém isso deve ser considerado extremamente normal, senão não haveria fundamento pra discussão.
uma vez que tudo nessa vida é aprendizado vejo como vantagem se expressar ao invés de pensar e guardar sua opnião apenas pra si mesmo, vejo isso como uma forma de evolução pessoal.
por menor que seja devemos tirar alguma conclusão de tudo isso. é isso ae, entendido.
Arte?
Isso tudo é Arte?
Aquilo que esta ali dentro é Arte?
O que esta fora é Arte?
Ôooooo Criançada……um dando Ibope pro outro assim de Graça?!
Isso ai é ação de Multinacional. (eles estão adorando ganhar muito e pagar pouco pra vcs idiotas da “Arte” externa)
A dona da Galeria não entende nada de Arte,o pai dela não entendia nada de Arte (era praticamente um Romero Brito dos Gatinhos,ou um Gustavo Rosa dos Passarinhos)
Essa discussão seria muito bem vida na época J.M Basquiat…hoje em dia vc vai discutir o que….o Zézão (arte em “Galeria” Subterânea…hahahahahha).
Vão pra casa ouvir um sambinha….um samba de verdade,não esse PagodeRap de Marcelo D2…que daria uma mesma discussão que essa. será?……..será?
será?
estamos cheios de Será….
Arte?
http://www.vvork.com
Ilom wrote @ September 9th, 2008 at 5:51 pm
As coisas já estão dificeis e se começar a guerra entre irmãos, vai ficar mais ainda. Povo que em sua maioria tem a essência da rua, muitos que hoje expõe em galerias já tiveram um role na pixação, não que seja uma evolução ir com um trabalho para o espaço expositivo, pois respeito todos escritores de rua.
Porque ao invés de realizar um ato como esse, façam um “bombardeio” nos muros cinzas que o Kassab espalhou pela cidade? Porque não intervir nas campanhas políticas de muito safado?
DESP wrote @ September 9th, 2008 at 8:03 pm
Boa discussão. Já ouvi de muitos que a pichação paulistana teve aquele inicio de terrorismo poético, protesto contra a ditadura, frases do movimento punk, mas do final dos anos 80 até o que nós conhecemos hoje a pixação esta associada a um movimento apolítico que não levanta bandeira de nada, apenas para o ibobe. Isso é uma prova que a pichação paulista esta muito mais organizada e idealizada do que anos atrás e calando a boca de muita gente. Eu acho valido essa forma de protesto, pois acende as discussões.
Nunca vi a Choque se apresentar como uma galeria de graffiti, mas sim como de Street art ou de arte Underground mas é fato que muita gente já se indagou em ver alguns artistas que ela promove em revista e teve vendidos como Street art mas que nunca deu as caras de fato na rua. Lembro que uma vez, 2004 ou 2005, saiu uma dessas reportagens tenebrosas sobre graffiti na revista da folha em que tinha um fulano indicado pela choque com uma descrição em letras garrafais: “Um dos Maiores nomes do Graffiti Brasileiro” sendo que eu nunca tinha nem visto role do fulano, depois vi uns dois ou três em pinheiros feito de pincel. Se isso não é querer se aproveitar do bagulho então é o que?
Outra vez, um artista que recentemente expôs na choque deu uma entrevista para algum jornal e teve a pachorra de dizer que: “São Paulo não tem muito lugar para se grafitar” hahaha. Depois de anos fui o primeiro graffiti desse cara ai na rua e nem estranhei em ver que antes ele fez o contorno em carvão. Tem os merecedores mas tem os sangue-sugas sim, quem ta rua dando a cara a tapa ou quem já fez sua história na parada sabe que não nada haver misturar o nome de rua com a assinatura do artista, graffiti embora mais reconhecido é crime, não é aceito e sinceramente é isso que da graça na coisa. Acho valido o protesto.
XXXlarge wrote @ September 9th, 2008 at 8:25 pm
a caligrafia do pixe paulista é podrona
vai wrote @ September 9th, 2008 at 11:25 pm
invadir a choque cultural pra pixar é fácil quero ver invadir a faap..
Calma galera,PICHAR É HUMANO!!! Essa é a ARTE TERRORISTA DE SP na verdade não queremos ser OS MELHORES e nem OS PIORES e sim OS MAIS QUE TODOS sem tirar OS PORRA NENHUMA,OS INQUEBRÁVEIS,OS RGS,OS MAIS IMUNDOS,OS TAIS,OS CATEGORIA LUXO,VIXI MANO É MUITA GANGUE…AE P .JOTA,TÁ FALANDO DEMAIS,É DOIS TOQUE PROS MENINOS CHEGAREM AE EM CU….RITIBA,ACHO MELHOR VC FICAR PIANO…OS CARAS QUE EU SEI QUE ESTÃO NA RUA COMO EVOL,MELIN,CIMPLES, (PELO OS ROLES),BAFAIADA(PELO O QUE DISSE TAMBÉM É RUA ) FIRMEZA,O RESTO É LAMBE SACO DO BAIXO,QUE NUNCA FORAM VISTOS.
QUERO VER TIRA DE PAMONHA QUINTA- FEIRA NA OLIDO,COLA LÁ E CITA ESSA IDÉIA QUE VCS CITARAM,TENTEM UM DIALÓGO.
LEMBRO MUITO BEM QUANDO OS GRAFFITEIROS SENTARAM NO COLO DO “NUNKASSAB” NA PINTURA DO TUNÉL E TOMARAM NO CÚ DE CINZA…..SEUS TRAVECOS É ISSO QUE EU VEJO NA CENA DO GRAFFITE UM BANDO DE PROSTITUTA…..MUITO RESPEITO AOS GRAFFITEIROS DE VERDADE COMO,OS QUE VIERAM DA PICHAÇÃO OU MESMO SEM TEREM ANTES PASSADO POR ESSE EXCELENTE APRENDIZADO QUE É A PICHAÇÃO,CONSEGUIRAM SE IMPOR NAS RUAS DA CIDADE SEM LAMBER SACO! JÁ VI GRAFFITEIROS SE ESBOFETIANDO PARA PODER PINTAR AO LADO DO LOOMIT,MANO VIRA HOMEM….QUEM COLOU NA PRIMEIRA FESTA DA” FIZ GRAFFITE “SABE QUE É POSSÍVEL HARMONIA E RESPEITO ENTRE AMBAS AS PARTES,AGORA FICAR NO GOZO ETERNO COM O PAU DOS OUTROS É QUE NÃO PODE.UM DIA A RUA COBRA MESMO,GOSTEI DESSA FRASE,POIS EXPLICA BEM ESSA SITUAÇÃO E SE ESSA MODA PEGAR MUITA GENTE VAI RODAR.
GOSTO MUITO DE GRAFFITE IDOLATRO A PICHAÇÃO,ACHO QUE ESTAVA FALTANDO UM POUCO DISSO MESMO,POIS ESTÁ ROLANDO MUITO CHÁ DE PANELA DESSAS COMADRES DO MOLHO AZEDO DA PANELA DA MADALENA PROS JARDINS…..ESSA É A MINHA OPNIÃO,NADA PESSOAL…..NADA..SOMOS.
Carlos wrote @ September 10th, 2008 at 1:58 am
bando de pixador idiota e paga pau.
sem mais!
CHONG wrote @ September 10th, 2008 at 11:48 am
hahahaha…bando de otario discutindo….ta na cara que isso tudo ai foi armado e ainda ia tirar uma pá de foto pixando e td mais…mais um pouco e os maluco ainda iam dar tchau na foto e fazer pose ainda mais…porra mano…puta bando de chucro discutindo a toa…ta na cara q é armação…é cada uma q aparece…e outra, chamar esses quadrinho de arte? grafite é na parede, nao na tela!
…
GRAFFITI NÃO É PROFISSÃO!!!!!
ANTES DE FALAR QUE ESSA ATITUDE FOI ABOMINÁVEL, POCURE A HISTÓRIA DO GRAFFITI, A HISTÓRIA DA PIXAÇÃO, A ILEGALIDADE É A RAIZ!!
GRAFFITI E PIXAÇÃO SÃO DA RUA
Aplausos aos verdadeiros..
O X I L wrote @ September 10th, 2008 at 2:51 pm
A arte plástica é erudita coisa de burguês e a manifestação grafite e pichação é pros
oprimidos, os rebeldes que sofrem com a falta de alimentação, lazer, saude e educação
que no caso são marginais e merecem total reconhecimento pelo fato da pichação paulista
ser conhecida e admirada mundialmente e convivemos com ela diariamente seja andando na rua, olhando pro alto, fazendo um rolê de busão , de trem ou metrô… ela tá sempre ali sempre presente!
Hoje filhos de papai que tem acesso a todo tipo de material pedem autorização pra dona da casa fazem um stencil e se acham os revolucionários artistas de rua do séc XX. vamo acorda seus OTARIOS a choque cultural prostituiu todos tipos de intervenção, comercializando-as e quem tá junto ou teve é tudo farinha do mesmo saco, os aproveitadores Tia Mari e o Baixo se apropriaram e tomaram no cú… TODA AÇÃO TEM SUA REAÇÃO E MESMO SENDO TARDE A PICHAÇÃO SE MOSTRA CADA VEZ MAIS VERDADEIRA…
Quer vender seu trampo dou total apoio, nada melhor do que ganha uma moeda fazendo o que se sabe e o que gosta, mais corre atrás do seu, seja independente os hippies tão ai… cola nos bairro de boy e bate de porta em porta não seja moldado igual vários foram para estarem dentro desse bolo podre de empresários que se fizeram e fazem artistas para inriquecerem com o movimento GRAFITE PIXAÇÃO…
UM PEDAÇO DE MURO ARRANCADO DA RUA PRA DENTRO DO MUSEU É ASSIM é
ESSA É MINHA OPINIÃO DOA À QUEM DOER
OXIL OXIL OXIL OXIL OXIL EXTREMO DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO OXIL OXIL
Melim wrote @ September 10th, 2008 at 4:38 pm
Entedi a sua idéia “Bafaiada”. Compreendo o que vc quer dizer.
????? wrote @ September 10th, 2008 at 5:31 pm
Oxil:
“rebeldes que sofrem com a falta de alimentação, lazer, saude e educação”
Quem é este sofredor, o estudante da Belas Artes???
“que no caso são marginais e merecem total reconhecimento pelo fato da pichação paulista
ser conhecida e admirada mundialmente”
Que tipo de reconhecimento? financeiro? é este o problema?
Brunão wrote @ September 10th, 2008 at 6:06 pm
O pixo é tipo uma assinatura sem pintura. Criatividade 0.
CHONG wrote @ September 10th, 2008 at 6:12 pm
é mas tem cada quadrinho tosco nessa galeria choque cultural q se a criatividade do pixo é zero esses quadrinho tosquera são oq então???
comum wrote @ September 10th, 2008 at 8:12 pm
bom pra mim todo mundo tem o direito de pintar independente de classe social , apartir do ponto q vc sai da porta da sua casa e poe o pé na rua vc faz parte dela,é ridiculo saber q existem pessoas q lutam por liberdade de expressão reprimir aqueles q tem talento pra fazer acontecer ,INVEJA,ponho a minha mao no fogo q as pessoas q invadiram a choque cultural nao queriam estar na europa ou em ny , deve ser muito ruim ter uma sensação de saber q é uma pessoa limitada .Nada é por acaso vc nasce com um dom vc sera recompensado , mas tem um porem pensei q esse protesto foi por causa das pessoas q nao pintam e se aproveitam do grafitti pra alavancar sua carreira de artista , mas pelo q eu vi foi por pura alienação inveja e FRUSTRAÇÃO e ponto.
P I X O wrote @ September 10th, 2008 at 8:23 pm
V I V A O P I X O ! ! !
O N E G O C I O E L E T R A R E T A ! ! !
P A U N O C U D O S G R A F I T E I R O S ! ! !
B E B A D O S
DUVIDAS wrote @ September 10th, 2008 at 8:29 pm
Pixação é crime, mas algumas perguntas ficaram no ar:
1) Por que os pixadores abririam TODAS as janelas da casa?
2) Por que ninguém viu TRINTA pessoas destruindo uma casa?
3) Como alguém (30!!!) invade uma casa em plena luz do dia?
4) Por que só os quadros com vidros foram pixados e os outros, os que estavam no chão ou sem molduras, foram preservados?
5) Por que no site da casa não consta nenhuma nota de repúdio ou medo, como sói acontecer em casos de violência, vandalismo, incêndio etc?
6) Como pode um pixador ignorante escrever “No War” acima de um quadro “modernista” sobre Abu Ghraib? Pixador lê jornal e decodifica linguagens da arte de vanguarda? Pixador pára na frente da obra para contemplá-la, descobrir o que a obra representa, para depois fazer protesto?
7) O BUS (Diogo) apurou as informações ou apenas reproduziu o que saiu em outros sites? Cade o desdobramento da reportagem? Cadê a voz dos que foram afetados pelo suposto crime? Vocês também estão fazendo parte desse joguinho de realidade alternativa?
tinho wrote @ September 10th, 2008 at 8:29 pm
eu escrevi um texto no meu blog..
http://www.walternomura.blogspot.com
tem a ver com o comment do desp..
Delegado wrote @ September 10th, 2008 at 8:42 pm
Decreto Estadual de São Paulo numero: 13657-43 É de livre a Expressão da Atividade e de Comunicação independente de Censura ou Licença …
Se a choque fez isso por marketing, ela nao deve pedir a policia de são paulo para prender esses rapazes … lembrado a todos, eles estão sendo procurados.
E se foi invadida como muitos duvidam, o Decreto estadual , revigora os direitos desses rapazes …
pense nisso
Bin wrote @ September 10th, 2008 at 8:48 pm
ae duvidas…vc falou td…armação….ta na cara…
comum wrote @ September 10th, 2008 at 8:58 pm
iINVEJA, FRUSTRAÇÃO ,ALIENAÇÃO ………………………….QUEREM GANHAR DINEIRO TAMBEM, IR PRA EUROPA SER PLAYBOY
comum wrote @ September 10th, 2008 at 9:02 pm
BRASIL POVO HIPOCRITA, VIVA O LIXOMANIA O XUIM, HOTCITI, ESCADAO, SUSPEITOS ,NEWBOYS ,OS GS ,AGENTESS JETS ,LARAPIOS Q PIXAM OU PIXARAM A CIDADE INTEIRA NA DELES FAZENDO A CENA VERDADEIRA NAO SENDO ZÉ PORVINHOS
comum wrote @ September 10th, 2008 at 9:28 pm
OLHA O TAMANHO DA HIPOCRIZIA DO OS CURURU O CARA TEM FOTOLOG E FLICR E POSTA FOTOS TODOS OS DIAS DO ROLE Q FAZ , CADE A ESCENSSIA?????????????????????????????????????????USANDO FERRAMENTAS DE PLAYBOY QUER IBOP QUER APARCER NO JORNAL E SER ENTREVISTADO PELO JO , MAS COMO AFRUSTRAÇÃO É MAIOR A LIMITAÇÃO O IMPEDE !! VAI CHORAR NA CAMA Q É MAIS QUENTE , COISAS BOAS POUCOS FAZEM
ARTE É PRA QUEM TEM O DOM , Q RUIM DEVE SER NASCER ALEIJADO NAO TER CAPACIDADE PRA NADA , CHORA INCAPAZ
comum wrote @ September 10th, 2008 at 9:40 pm
O SONHO DO GUEDS É PEGAR UMA MARIA COLORGIN AUHAUAHAHUAHUAHAUHAUAHUAH MANO VAI PIXAR FAZ A SUA, SE VC GOSTA TANTO DE PIXAÇÃO VC NAO DAVA BOLA PRA ASCENÇÃO DO GRAFITTI NAO ADIANTA GRAFTTI ALEM DE ARTE TAMB É VANDALIMO VC NUNCA VAI GANHAR DINHEIRO OU APARECER NA MIDIA (TER UM RECONHECIMENTO)COM A PIXAÇÃO ISSO PURO VANDALISMO , PARE DE SER INVEJOSO , E CHOQUE VC É UM PUTA PARAQUEDISTA .
herzog wrote @ September 10th, 2008 at 10:33 pm
burros.
Se foi proposital merece uma invasão que não seja,quem topa? Vamos marcar?
Gostei da idéia que o Tinho lançou no seu blog.Mais ai mano! Quando essa revolução acontecer e agredir os polítiCUS e afins, vc que já é um cara das antigas, que devido ao seu empenho, já está ,digamos que confortável .(nesse novo cénario artístico que se criou em termos de Braza).Você deixara toda essa bagagem, toda essa caminhada e se juntaria aos pichadores e a todo esse bando de louco que vc citou nas ações,ou ficaria no seu ateliê acompanhando pela a sua tv de plasma (talvez),tomando HEINEKEN,ou qualquer outra breja importada (ver +Soma 005, na parte dos caderninhos).Enquanto o circo pega fogo? É só uma pergunta, aqui também é zn e eu considero o rolê e a caminhada do Tinho,mais quero saber a real….Vamo que vamo,pichação é indigesta mesmo….É só polêmica…..
tinho wrote @ September 11th, 2008 at 2:39 am
Entao Nada.?.Somos.. meu sonho e ver e fazer parte de uma revolucao verdadeira que realmente mude a historia de toda essa porcaria em que vivemos.
Nao.. nao tenho TV de plasma e nem de ver TV eu gosto.. apesar de ter uma como a grande maioria da populacao.
Minha parada e com a arte e o graffiti e de uma certa forma ja tenho feito isso… ou nao ?
Ja nao tenho mais 20 anos e por isso nao subo mais paredes, mas praquilo que meu corpo permitir to dentro.
Agora creio que minha contribuicao se dara melhor na parte mental e representacional da coisa.
Quando o circo pegar fogo eu vou querer e pular a fogueira e dar muuuita risada desses fdp queimando no inferno !
ta ae a ideia…
se alguem liderar eu to dentro… mas tem que ser responsa e consciente..
abs..
Quem Sabe? wrote @ September 11th, 2008 at 11:24 am
Sobre o que o Tinho escreveu no blog dele: http://www.walternomura.blogspot.com
Até quem enfim alguém escreveu algo sensato sobre tudo isso…concordo que tá na hora de atacar aqueles que oprimem, que roubam, que são responsáveis por tanta desigualdade nesse nosso país, só que infelizmente esses pixadores erraram 2 vezes o alvo.
Vocês realmente acham que a causa dos problemas sociais brasileiros é a Belas Artes, uma instituição educativa, ou a Choque Cultural, uma pequena galeria de arte num sobradinho em pinheiros?
O buraco é mais embaixo, garotada!
Quem sabe se vocês jogassem menos videogame, parassem de pixar as casas de cidadãos comuns, trabalhadores e começassem a ler um pouco mais, começariam a acertar os alvos certos.
É fácil chegar e invadir uma faculdade e uma galeria que tem as portas abertas para quem quiser chegar, quero ver agora invadir a casa do filha da puta do Maluf nos Jardins, do Kassab, da Marta, do Lula, invadir o palácio do governo, a prefeitura, o batalhão da PM…
Vamo lá molecada, coragem! Só assim vocês vão conquistar o respeito que tanto procuram!
Quem Sabe? wrote @ September 11th, 2008 at 11:28 am
E NADA.?.SOMOS, o Tinho colou um rótulo da Heineken no caderninho que foi publicado na Soma porque ele tava na Alemanha e lá ela é uma cerveja nacional, uma das mais baratas de todas….se você tivesse lido o depoimento dele saberia disso, mas….
OXIL wrote @ September 11th, 2008 at 12:47 pm
RESPONDENDO
“rebeldes que sofrem com a falta de alimentação, lazer, saude e educação”
Quem é este sofredor, o estudante da Belas Artes???
———————> Cola no Point e pergunta lá quem estuda na Belas Artes…. se for mais de 1 tão só de passagem… acorda… se um cara sofre com alimentação que é essencial pra vida vai gastar barões na Belas Artes??? CLARO QUE NÃOOOOOOOOOOO!!!
—————————————————————–
“que no caso são marginais e merecem total reconhecimento pelo fato da pichação paulista
ser conhecida e admirada mundialmente”
Que tipo de reconhecimento? financeiro? é este o problema?
———————> Reconhecimento histórico e pessoal de cada um não só pelo que eles fazem mais o que eles representam nessa sociedade atual, quem passa mó veneno nas madrugadas de sampa, quem corre risco de morte, quem é que sofre abuso policial, quem é alvo de moradores armados, quem escala prédios sem equipamentos de segurança, são eles os pixadores que com toda coragem e atitude estão ai pra sabotar seus raciocinios e continuar no jogo, pro próximo topo de prédio, pra próxima porta arrombada, pra subir mais um andar pelas janelas, pra assinar folhas e agendas, pra fosca um chapisco, pra fazerem gambiarras e conseguirem um extensor enorme e compacto, pra se arrisca em cima do ar condicionado, pra levanta 1 2 3 em pé nas costas e claro pra confrontar esse sistema podre que é feito de pessoas igual você que criticam e julgam mais não bota a cara… isso não resolve não funciona e a pixação ta ai pra você gratuita e efemera, feita por humanos igual a nós.
OXIL OXIL APRECIADOR DE ARTE E DA VERDADE
NÃO AOS CAFETÕES DAS MANIFESTAÇÕES DE RUA
A INTERVENÇÃO É UMA SÓ NA LEI CRIMINAL
É O MESMO ARTIGO
BOTA A CARA COVARDE
PIXADÔ wrote @ September 11th, 2008 at 2:14 pm
Ôôô MACACADA…
TO ACHANDO QUE É MELHOR IRMOS TRABALHAR EIN!!!
QUE LARGAR DE ENROLAÇÃO E COMEÇARMOS TODOS A TRABALHAR…VAI PIXAR O CADERNO MACACADA..
O BRASIL PRECISA DE GENTE TRABALHANDO, NÃO DE MACACADA RABISCANDO PAREDE DOS OUTROS
PIXADÔ wrote @ September 11th, 2008 at 2:28 pm
BANDA GRINGA? INTERNET? FILHA DE MALUF? TV DE PLASMA? ATÉ UM TAL DE DJ TEM AQUI?
E TRABALHAR MESMO A MACACADA NÃO QUER NÃO..
VOU BOLAR UM MOVIMENTO: VAI PIXAR O CADERNO MACACADA..
CHONG wrote @ September 11th, 2008 at 2:40 pm
galeria de arte?? esse monte de lixo, de porcaria chamam de arte??? ta loco…só tem lixo….
PIXADÔ wrote @ September 11th, 2008 at 2:42 pm
VERDADE..SÓ LIXO MESMO
VAMOS TODOS ADERIR AO MOVIMENTO – VAI PIXAR O CADERNO MACACADA
ABRAÇO
onio wrote @ September 11th, 2008 at 4:35 pm
troca essa fonte ae diogo!
auhauhuhauhauhuuhuha………..
essa ação gerou algo muito complexo de se discutir, concordo com alguns, discordo de outros……não condeno a ação dos pixadores, muito menos o que a choque cultural é hoje……mais vamos la:
pinto na rua aqui na capital a 10 anos, foram raras as vezes que ganhei grana por algum graffiti, sempre fiz na rua, espontaneamente e com a intenção de satisfazer uma simples vontade de me expressar….sempre fiz letra e nunca vou deixar de faze-las……..o resultado disso, dessa vivencia e experiencia na rua, foi poder desenvolver outro lado do meu trabalho, mais comercial, e que hoje estão a venda em galerias como a choque cultural…….sou muito grato por isso, pois muita gente conheceu meu trabalho ali……talvez a choque não seja mais como no começo (não sei se estou certo) , a coisa cresceu muito, e hoje muitos artistas que estão expondo ali, não representam na rua……e isso nunca me incomodou ou mudou minha visão sobre a galeria, pelo contrario, admiro muito o esforço deles, pois muitos artistas que tiveram reconhecimento internacional graças a galeria, ja representaram e ainda representam muito nas ruas, nunca deixaram de fazer isso, e sabem que a base de seu trabalho e a consequencia disso , são as experiencias na rua, e nunca vão deixar de fazer-las, pois tiveram o graffiti como escola……e digo isso por que conheço, sempre estou em SP e observar a cidade é algo que faço a cada minuto quando estou ai.
acho que as pessoas que pintam, colam sticker, fazem bomb, ou sei la oq na rua, sabem muito bem quem é quem nessa historia toda, quem ta representando na rua sempre, ou que ta pegando o bonde andando e vai querer tirar vantagem disso……e acho q esse “tapa na cara” tem que ser estudado e aplicado de outra forma, talvez até mais agressiva e que a sociedade como um todo, possa assistir……..
a unica obra “comercial” que envolve pixação no meio, e que na minha opinião é negativo pra pixação paulista, são os lambes do eltono que estão a venda na choque…….se fossem produzidos por algum artista de SP tudo bem, mais um espanhou fazer aquilo, acho meio negativo, e pra mim não vale nada………gosto muito do trabalho desse casal, mais acho q eles não tem moral nenhuma pra fazer aquilo, e talvez, pessoas se incomodaram muito com o que viram…..
enfim, esse grupo de pixadores podia chegar aqui em Brasilia e pixar o congresso, a camara dos deputados e orgãos publicos onde se encontram os verdadeiros filhos da puta desse pais!……
viva todo tipo de expressão, seja no topo de um predio ou dentro de uma moldura !
paz
ONIO
CHONG wrote @ September 11th, 2008 at 5:07 pm
tem q pixar essa merda mesmo!!!
PIXADÔ wrote @ September 11th, 2008 at 5:18 pm
ATENÇÃO TODOS, VAMOS ADERIR AO MOVIMENTO:
VAI PICHAR O CADERNO MACACADA;
OU,SE PREFERIR TEM OUTRO MOVIMENTO:
EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO
PIXADÔ
CHONG wrote @ September 11th, 2008 at 5:25 pm
Boa PIXADÔ…essa cambada de desocupado ta na hora de ir trabalhar mesmo…
vai trabaia cambada de desocupado!!!!
onio wrote @ September 11th, 2008 at 6:25 pm
outro problema é a quantidade de informação e opiniões que envolve tudo isso…………fica muito complexo, ao mesmo tempo, produtivo………
PIXADÔ wrote @ September 11th, 2008 at 7:49 pm
JA DISSE E VOU REPETIR, SÃO DOIS MOVIMENTOS AGORA:
1-VAI PICHAR O CADERNO MACACADA;
2-EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO
????? wrote @ September 11th, 2008 at 10:14 pm
xiiiii oxil…mas ja perdeu a linha só com duas perguntas sobre o q tu mesmo escreveu?
aí q ta o problema, olha só quanto julgamento tu fez em cima de duas simples perguntas…e ainda sou eu quem ta julgando e criticando? falou uma par de coisa na maior agressividade e no fim nem respondeu direito…relaxa véio! ta nervoso pq?
quem organizou esta parada num estudava na belas artes? ou to enganado? quer dizer que 30 maluco seguiu um cara que nem ta no role? e pela segunda vez? tu entendeu minha pergunta….num precisa explicar do movimento, conheço bem e de perto, inclusive vc. e sei que assim como o graffiti, a pixação ja não é de longe a mesma coisa que foi um dia, sao poucos que representam a cena, mas quem ta no role merece todo o respeito, né nao?
e alias esta foi a segunda pergunta, tu pede reconhecimento…..este reconhecimento q ta falando o movimento tem, e tu sabe. o respeito sempre existiu entre as partes. ou tu ta querendo é ser aceito pela sociedade? creio q nao ne?
relaxa…não sou contra o protesto, (e se fazer parte do tal sistema como vc diz quer dizer q to em galeria ou coisas deste tipo, saiba q nem de pintar tela eu gosto). mas n tenho nada contra quem faz, nada melhor do q trabalhar com o q se gosta de fazer na vida. o q eu gosto é de graffiti, e isso num entra em galeria num é? se eu fizesse tela ia continuar fazendo graffiti pq sao coisas diferentes, assim como tem gente na choque q faz graffiti e pinta tela, tem gente q apenas pinta tela e nada tem a ver com graffiti (e nunca disse q tinha) e tb como tem gente com a atitude q foi atacada pelo argumento do protesto. mas isto n foi separado ali, tdo foi tratado igual uma coisa só. e dai acho errado.
é isso, sua resposta reflete bem o que foi este protesto: falta de informação, hostilidade e generalização. que pena…
Orra Tinho quebrou na resposta eu já curtia seu trampo mano,desde do tempo da PAC,.Agora curto mais ainda…Só não precisava enviar seu advogado.rsrsrsrsrsrsrrsr.Muito sucesso na sua caminhada !!!NADA.?.SOMOS…ZN
Resposta pro Advogado do TINHO:
Quem Sabe? Seu prego,eu li o depoimento seu HAOLE,não era a Heineken e sim SCHULTHEISS,eu só citei a HEINEKEN,como um exemplo,caso algum cabaço tipo vc não conheça a SCHULTHEISS….Mais tá limpo!!!
Esse é um dos grandes problemas uma meia dúzia metido a artista só por que o pai pagou a FAAP acham que nós pichadores temos que ler para se informar e blá,blá,blá…….Eu sou pichador por opção e não por falta de conhecimento e cultura,seu baba saco..
Agora os caras se formam em arte e não tem nenhum cabide de emprego na empresa que o pai é diretor.Vai fazer o que? Vira Graffiteiro,pois é uma das artes mais conteporâneas no momento…Faz um rabisco bem colorido na esquina de casa e diz que é da rua ou street……Quem Sabe um dia vc sai do condomínio e cola aqui na rua de verdade…Ow mano !!Mais não vem só pra pegar maconha da boa não ,vem pra fazer um rolê se vc tá envolvido com isso se não está fica em casa….Guri de apartamento…
tinho wrote @ September 12th, 2008 at 1:17 am
Valeu NADA.?.SOMOS
Ce ta ligado que eu to sempre ai no role.. hoje menos que ontem, afinal ter conta pra pagar nao e facil…
Agora, PIXADO..
Pixar caderno, se vc nao sabe e uma pratica diaria de todo pixador.. e so vc colar no point e vai ver.. alias.. nao so caderno. Agenda, Livro, Lista Telefonica ou ate mesmo uma simples folhinha representa muito pra pessoas humildes que se contentam em ter em suas casas uma preza de alguem que eles admiram. Eu mesmo, tenho varios pixos de uma galera que representou e representa forte o movimento da pixacao em sao paulo.
E sobre ir trabalhar ou ir em busca do primeiro emprego, acredito que todo desempregado sonha com isso. Infelizmente aqui nesse pais nao e tao facil assim se conseguir esse tal primeiro emprego.
Ah.. acho que vc nao conhece essa realidade, ne ? Nesse seu mundinho colorido a maior parte das pessoas trabalham com o papai, o titio ou o amigo da mamae, ne ?
BAFAIADA wrote @ September 12th, 2008 at 2:16 am
OXIL: O MAIS ENGRAÇADO É QUE VC ACHA QUE DEVE EXISTIR MESMO CLASSE SOCIAL PRA SER PIXADOR, GRAFFITEIRO, OU ARTISTA. E VC VALORIZA TANTO A MARGINALIDADE, E ACHA QUE PORQUE MORA NA ZONA LESTE É MARGINAL.
RAPAZ, VC TEM MÃE, TEM FAMILIA QUE TE DA TUDO O QUE VC QUER, OU VAI DIZER QUE VC PASSA FOME? NÃO PAGA DE LOCO NAO TIO, DE MARGINAL VC NAO TEM NADA.
GOD wrote @ September 12th, 2008 at 5:56 am
ajoelhense perante a mim meros mortais
eu sou DEUS , GOD o mandachuva
eu sou foda
eu inventei o pixo
o graffiti
e a maconha paia q vcs todos fuma os pixador e os grafiteiros
entao é o seguinte…
vamos mostrar para a sociedade de consumo que ta tudo errado
o speto nao espeta e vcs nao tem o que fazer
fui amanha é sexta feira e ate deus tem q descançar
obrigado
GOD wrote @ September 12th, 2008 at 6:00 am
bom eu ja vo avizando oceis
a proxima expo deles ia ser essa
http://www.flickr.com/photos/enricarchivell/2689623055/sizes/l/in/pool-775676@N24/
um remix de arte e pixo
quero ver se vcs ia aguentar
nem eu q sou deus aguento
onde foi q eu errei e criei essas bixas artistas
PIXADÔ wrote @ September 12th, 2008 at 12:29 pm
TINHO, ou devo dizer, garoTINHO..
estou promovendo dois movimentos, e acredito que faria muito bem a voce ingressar em um deles..aliás, não apenas voce, mas todos os trutas aqui..
-MOVIMENTO VAI PICHAR O CADERNO MACACADA;
-MOVIMENTO EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO..
ja se decidiram, se vai continuar a rabiscar as paredes dos outros, ou vai em busca do primeiro emprego?
OxiL wrote @ September 12th, 2008 at 2:20 pm
Tira sua armadura virtual ai agente bola uma idéia
você não pode me julgar e nem tem motivos
pq ta parecendo pessoal essa fita hahahahhaa….
e já que me conhece é até melhor ai agente conversa pessoalmente
um abraço Bill Gates
aguardo seu e-mail
????? wrote @ September 12th, 2008 at 3:15 pm
nao sei de onde tirou a ideia q to te julgando…
e se a fita fosse pessoal teria te agredido verbalmente, te conheço pouco e nada tenho contra vc.
fiz apenas duas simples perguntas.
mas sinceramente já nem me interessa mais as respostas
desencana e relaxa pq parece que tu tem uma mania de perseguição muito grande, na boa..
OxiL wrote @ September 12th, 2008 at 3:38 pm
hahahahahahahahahahahahaha
você não me conhece mesmo
e o e-mail que é bom nada né?
task57 wrote @ September 12th, 2008 at 6:01 pm
bem tava aqui o meu amigo a mostrar isto.
e eu so estou esperando mesmo o dia pa ir embora e nao ha muito k fazer.
o k eu tenho pa dizer e simples vcs burgueses classe que domina o brasil e culpa os antepassados pela corrupçao policial politica e que ate a amazonia vende pos gringo que tem $$$$$$$. e dao o cu pa tudo k vem de fora. ate no graffity conseguram o que em todos os paises e ilegal aki ser legal e oba vamos pintar e como a maioria e filho de ´politico empresario influente e por ai vai e claro k os coxinha nao quer ter problemas com vcs. só k aki o que vcs chamam de graffity meu amigo kem sabe o k é mesmo ri do que se passa aki e se vcs sao felizes tendo vossas “artes” expostas uau. parabens.
nos real writers e pixadores sentimo nos felizes knd pintamos um trem ou um sub ou um pico de 15 andares kuando o sol se levanta e vcs TOYS pois e o que vcs sao seus TOYS frustrados. tem muita gente k sim vende telas uns k eram real writers e todos eles sabem quem sao e se venderam e os que se vendem mas continuam fazendo seu verdadeiro role bem esses nao percisam de ter problemas de consiencia e eles sabem de resto vcs podem ter o dinheiro k kiserem terem exposiçoes na casa do caralho. mas nunca mas nunca saberao a verdadeira sençao do que e enganar o sistema todo coxinha ze povia detectores grades alarmes grades eletricas so kem faz seu nome depois disso tudo sabe o que sente vcs o resto kontinuem a fazer vossas exposiçoes e a tremer knd vem os videos de trem la da europa e na desesperem k o daki ta pa vir e os dvd do djan k toda gente treme so de ver. o resto e o k se passa aki e conversa.
pois komo o meu amigo gueto diz:
QUEM É DE VERDADE SABE QUEM É DE MENTIRA.
e a todos k comentam mas nao dao a cara
ja da para ver ai k ces sao um bando de cuzoes
a gente odeia a lei odeia pagar pau e a gente odeia vendidos sao iguais a putas
bem teria 20000 motivos para explicar porke vcs sao cuzoes e prk pelo menos eu detesto galerias.
mas se alguem ai tiver intresse em saber as roots do graffity pa posso vos dizer montes pa vcs estudarem um pouco pois isto jamais vao estudar nas vossas falcudades e usem os cartoes de credito dos vossos papas pa algo util pa poderem vir falar ou saber o k é isto k vcs chamamde graffity
subwayart este é classico e nao vai explicar muito
os outros sao getting up de 1981.
e o melhor é fuzz one”childhood in the bronx”
infelizmente nao sei as editoras mas no google de certeza k vai ter links k vos darao as informaçoes necessarias.
1 beijo me liga.
FUCK TOYS……………………………..
CHONG wrote @ September 12th, 2008 at 6:13 pm
task57
vc deveria escrever um livro de tanto que fala…
task57 wrote @ September 12th, 2008 at 8:26 pm
e isso truta.
mas mesmo assim ce perde tempo lendo.
1 beijo me liga
Tiradentes wrote @ September 13th, 2008 at 12:02 am
E Portugal levou todo o ouro…
quero chupar um pau preto fosco de pixador suburbano… bem sujo e amargo
BAFAIADA wrote @ September 13th, 2008 at 4:24 am
TASK57: VC FALA TANTO DO BRASIL, MAS O Q Q VC TÁ FAZENDO AQUI? O QUE VC REPRESENTA NA CENA DO GRAFFITI/PIXAÇÃO DE SÃO PAULO? QUEM É VC? VC É UM LIXO, NUNCA VI PORRA NENHUMA SUA. AH, ALIÁS VI SIM, UMA PORTINHA DE FERRO COM UM BOMB DE 20 CENTIMETROS HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAA
TOY DO CARALHO, BAFO DE MERDA!!!!
AQUI VC É MAU VINDO, CONTINUA FALANDO MAL DO BRASIL E DA CENA DO BRASIL PRA VC VE BANG ENDOIDA PRO SEU LADO.
pixação wrote @ September 13th, 2008 at 4:28 am
é isso mesmo mlk, vai segurando que aqui nao é europa
TASKTOY wrote @ September 13th, 2008 at 4:18 pm
tu é mó bafo mesmo portugues burro do caralho, veio pra ca so pq a cena em portugal n representa PORRA nenhuma, querendo ibope ne cusao? cola la no point ja q eh tao macho pra vc ver o q acontece e pode levar teu amiguinho com cara de retardado q os dois vao rodar ninguem ta pra brincadeira aqui nao, fica na moral q vc n eh porra nenhuma se quer se aparecer faz alguma coisa na rua alem dessas merdas q tu chama de atitude pq atitude de cu eh rola imbecil.
task57 wrote @ September 13th, 2008 at 10:44 pm
nossa que medo mó medo truta
txiiiiii ce é tudo isso e nem poem seu nome ai?
mas valeu ai sua preza. sem palavras
mas ai quer se tromba la no point?
estranho colo la directo e ces nunca veio com essa valentia toda.
engraçado os cara sao do brasil de sao paulo e nem poem o nome.
OLHA SO O BANG TRUTA.
MAS AI POEM AI SEU NOME E A GENTE SE ENCONTRA NA QUINTA.
COMBINADO
PA CE VER COMO O BAGULHO E LOUKO
1 BEIJO ME LIGA
ART SUJA wrote @ September 14th, 2008 at 5:30 am
Ae Task ou quer dizer Tosko, Para de dar o cú pro Gueto e vai pra rua seu merda….Vc vem lá dá Europa Lamber o saco dos Braza e pagar de vandal….Seu peida na farofa!!!! Mano…Vc nunca foi visto e fica mandando beijo sua bicha enrrustida….Vou ter que sair da z.o pra te zuar seu ramelão…Se cuida seu puto,vou quebrar sua cara sua puta lusitana….ART SUJA…
task57 wrote @ September 14th, 2008 at 9:37 am
CARALHO CLUB DE FÃS É FODA….
NÃO ACABA NUNCA.
MAS MANO EU QUERIA SAIR NA RUA, SÓ QUE SUA MÃE NÃO DEIXA.
AQUELA SAFADA OCUPA MEU TEMPO TODO PA COMER SEU CUZINHO.
AQUILO SIM É UMA PUTA DE UMA ART SUJA.
AKI VAI
1 BEIJO E SE LIGA
[...] em detalhes sobre o que aconteceu na galeria Choque Cultural na última semana [se quiser, BUS te informa, Choque registra e a galeria se pronuncia], mas indaga sobre o [...]
ana wrote @ September 15th, 2008 at 10:51 pm
camabada de pichadores sem talento querendo causar polemica..
Essa gente não têm talento algum. Pseudo-artistas que na verdade são criminosos. VÃO ESTUDAR, SEUS PIXADORES DE MERDA!
VEJO AQUI APENAS A PLAYBOYZADA DA FAAP..PAGANDO DE ARTISTA..
E UM BANDO DE MANINHO QUE EM VEZ DE ESTUDAR OU TRABALHAR FICA PIXANDO MINHA CIDADE
Meu achei o cumulo picharem a lojinha de graffiti, poxa mó legal a choque cultural, lá é irado, tem altos graffitis bacanas, só quem é garfiteiro de verdade pra saber q lá só cola q manjam muito!
eu já estou muito tempo no rolê , faço graffiti a 1 ano e 10 meses, quase 2 anos e desenho no photoshop uns graffitis digitais, eu sei oq estou falando, eu faço uns palhaços muito loucos segurando umas flores murchas, as flores representam uma parte da minha vida presa nessa cidade cinza, e o palhaço sou eu mesmo rindo de tudo e todos.
graffiti até morrer!!!!!!!!
OSGEMEOS wrote @ September 20th, 2008 at 6:26 pm
seis num passa de veneno e quer suflair?
Aí mulecadinha, vamo riscá a cidade e para de intriguinha. Percebe que metade dos comentários da parada foi ofensa pessoal : tem que falar menos e riscar mais.
A RUA É NOIZ.
Renan wrote @ September 20th, 2008 at 8:17 pm
po que maldade, botaram o baixo abaixo de tudo…. zuaram tudo a lojinha do meu miguxo favorito..snif snif
PEROBA NELES!
CHONG wrote @ September 22nd, 2008 at 5:44 pm
FALAR MENOS E TRABLHAR MAIS EU DIRIA….
FEBRE>ONM! wrote @ September 23rd, 2008 at 1:46 pm
Mano, achei foda ….
Salve Salve dioGO..DIS !
rfael wrote @ September 23rd, 2008 at 10:44 pm
trabalhar com a mae pai
a maioria desses artistas que alguns tem talento sim
que sao das antiga sim
que tem gente hj no embalo p poder bombar na net na balada e colar
seu sticker na parede do milo!
o tinho é um cara respeitado e deve ser assim.
mas nao vejo problema de alguem trabalhar c parente. eu trabalho na padaria da minha mae
e cada pó royal q eu vendo cada coisa me deixa feliz pq vo usustentar meus filhos co messa grana
eai tinho?
qual va iser?
depende do pont ode vista
oq o cara escreve uai é foda deve ser um filho de papai
porem ha excessoes e muitas
vcs formadores de opiniao artistas continuem co mseu trabalho transem sejam felizes torçam para seu time pq amanha nada disso pode nao existir
juliana vai toma no cu!
(minha ex)
M-Lo wrote @ September 24th, 2008 at 9:01 pm
SALVE OSGEMEOS
gems
gemos
gemeos
osgemeos
panda wrote @ September 25th, 2008 at 4:27 pm
foi a melhor forma de explicar o q ocorreu, parabens!
“cada qual com seus valores’, “pra uns dinheiro pra outros respeito”.
y wrote @ October 7th, 2008 at 12:17 am
outro dia vi o nelson lerner dizendo que os grafiteiros achavam q estavam fazendo algo histórico. hahaha
achei bem engraçado e aquela frasezinha mudou completamente meus conceitos. hoje em dia tá uma espetacularização do bagulho q todo mundo quer ser “artista”-grafiteiro e estar na galeria. pq quem autentica a porra do grafiteiro é a porra da galeria, nesse caso, o templo “choque cultural”. sendo q nesse negocio de mercado de arte é tudo uma questão de esperteza. é só observar algum marchand, curador, galerista… essa tia mari foi esperta, o zezão tb, o baixo entao… mas me digam, me mostrem, o q essa tal de arte urbana traz de novo? acho linda a atitude, mas se ela vai pra um cubo branco, que discussão ela levanta? essa q estamos tendo. mas pra onde vamos? continuamos andando em círculos mastigando nosso mal estar, enquanto o zezão continua aparecendo no cansástico mostrando sua famigerada galeria subterranea onde ele pinta os mesmos floops ([e assim q ele chama?) e depois a choque vai lá e vende ele como um artista underground?
perai, vamos separar as coisas. artista é uma coisa, underground é uma coisa e grafiteiro é outra coisa. desse bando de grafiteiros em voga, quase nenhum é artista, quase nenhum mostra algo novo, ficam repetindo desenhos e mudando corzinhas e acrescentando florzinhas, só. não tem conceito, não tem substancia, aí ficam todos bobos quando levam um pixo na cara. pq o pixo ainda vive seus dias de underground. não se vende, tem atitude.
mas beleza, o mundo continua sendo mundo e continuamos ensaiando nossa cegueira..
MAKU M BA wrote @ October 22nd, 2008 at 7:28 pm
PUXA ! QUE POLÊMICA ARMADA E MENTIROSA!
QUE IGNORÂNCIA TOLA!
QUE DISCURSINHO MERITOCRATA
“FULANO GANHA PORQUE TÁ NA PARADA”
“EU FAÇO MINHAS CORRERIA”
SÓ FALTOU FALAR “EU FIZ TUDO PARA IR NO JÔ”, AGORA EXPLICA A S RELAÇÕES COM A MAMÃE… … AGRANA QUE ROLA PRA IMPRENSA SUJA… …A CHOQUE É UMA FARSA E ESSES CARAS TAMBÉM.
ARTE É OUTRA COISA COM CERTEZA…
PRODUTO=MERCADO
ARTE NÃO É MERCADO
RUA NÃO É MERCADO
GALERIA=MERCADO
TELEVISÃO+JORNAL+MERCADO=ARTE DE MENTIRA
INVASÃO PORRA NENHUMA BABACAS! ISSO É UMA ARMAÇÃO!!!!!
A CHOQUE CULTURAL É SAFADA
pix wrote @ November 11th, 2008 at 12:53 pm
pichador é pichador , grafiteiro é grafiteiro . Errado .
Ta todo mundo industrializando a ate de rua , pichação pra voce não é arte ? na holanda é , alias tem uns dvds de pichadores ai , que os gemeos patrocinam os pichadores pra gravar pra vender na gringa .
Cara , sinceramente cada um cada um , se quer ganhar grana com isso ,melhor pra quem consegue , o foda é esses malucos ai , pixadores novos fazendo estes barato tão induzindo o governo a ferrar mais ainda com a expressão proibida por lei , e pelos que tem mente fechada , acham que podem julgar as pessoas por pichação , por ser pobre ou ser rico , por usar drogas ou não , a unica coisa que vejo ai é toda a essencia do anonimato indo pro ralo , no fantastico , filme e os carai , pixação é arte proibida assim como grafitte ,que tem mais espaço por ser desenho e não letras , pichação é historia sim , as primeiras letras e gravuras foram escritas aonde ? ou voce acha que é que nem nos flinstones , na boa nem ligo pra essas discussão brega ai ó , so me sinto prejudicado por ser pichador a dez anos e agora ter que lutar contra jato cinza e por esses manos que invadiram os baratro na caruda queimando o movimento
michel wrote @ November 26th, 2008 at 3:04 pm
viola
Orlando wrote @ March 12th, 2009 at 10:21 pm
Nada mais real e mais vivo.
Bárbara wrote @ September 29th, 2009 at 2:56 pm
Acabei achando esse blog daqui por acaso e vendo esse post também por acaso, e não mexo com grafite nem pixação nem nada do tipo, embora admire bastante. Mas queria dar meus pitacos no assunto, rapidinho. De antemão, desculpa qualquer ignorância minha, sou leiga mesmo.
Pelo que entendi, o drama todo é porque o povo que expõe suas obras lá se diz “grafiteiro”, “underground” e sabe-se lá mais o quê. Aí o povo que faz Arte de Rua de verdade ficou com raiva e resolveu ir lá pixar o lugar todo. Me incomoda muito isso, porque aí se tem uma grande preocupação com uma coisa incontrolável, que é o significado das palavras. Eu sinto muito, mas palavras mudam de significado e são usadas de jeito errado, e não é porque as pessoas são más ou capitalistas, é porque elas são pessoas, tão burras quanto qualquer outra, e incapazes de conhecer perfeitamente o significado de todas as palavras.
Então, se esse povo diz que faz grafite, quem se importa? Eles não fazem, quem gosta de arte de rua mesmo sabe que não é isso que eles fazem.
Não conheço a Choque Cultural, mas ela parece com algumas galerias daqui da minha cidade pelo eu vi, então eu imagino que ela seja tão pobre e humilde quanto. Não é um museu, não é uma galeria de uma grande empresa, não recebe obra de Rodin, Dalí, nem mesmo de Vik Muniz que é brasileiro, então eu só posso supôr que os artistas que estão lá são todos pobres coitados, se matando pra poder ganhar dinheiro com aquilo de que eles gostam. Não há nada de errado nisso.
É capitalista? É. Mas o mundo em que a gente vive é capitalista. Todos que estamos dentro, somos também, não tem saída. Ou a gente aceita (mesmo que finja negar) ou o sistema nos mata. Se você é grande o suficiente para sair por conta própria e ainda está vivo, lhe garanto, você é tão capitalista quanto qualquer outro, mesmo que não perceba.
Pra sobreviver, todo mundo tem que mentir pra si mesmo, tem que jogar fora sua própria dignidade, porque é isso o mínimo que o Capital nos pede. Se os que expõem na Choque Cultural estão se prostituindo, se vendendo, não deveriam ser vítima de agressão, mas de piedade.
E bem, eu disse que sou leiga no assunto, e realmente, não sei nada de grafite ou pixação. Só peguei em spray pra fazer stencil, e mesmo assim nunca foi em muro. Mas eu fui socialista, fui anarquista, sou anarco-comunista, li texto de Marx, já xinguei o capitalismo até falar chega. Então nessa parte mesmo, confiem em mim. Somos todos igualmente culpados e vítimas. Agredir o outro dizendo que a culpa dele é errar a mira, é fechar os olhos pra si mesmo e atacar o outro pelo próprio erro.
Um abraço para todos e desculpa qualquer besteira.
HTML-Tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>